Passar para o Conteúdo Principal Top

museus de Ponte de Lima

estacao-da-rota-do-romano

Museu do Brinquedo Português de Ponte de Lima inaugura Sala das Maquetes

Convite sala das maquetes e oficina 1 1024 1000
06 Abril 2022

Instalado no nobre edifício da Casa do Arnado, o Museu do Brinquedo Português vai inaugurar oficialmente um novo espaço, denominado "Sala das Maquetes", no dia 9 de abril de 2022, pelas 11h30.

Trata-se de um espaço renovado que apresenta um conjunto de três maquetes de expressiva singularidade.

A maquete intitulada "Cidade Imaginária", já existente e pertencente ao Município de Ponte de Lima, é composta por sete linhas de comboios com milhares de peças que ilustram fielmente toda uma estrutura urbana de vida e movimento. Esta maquete possui a toda à volta, cenários com representações coloridas de beleza artística e desenhos de montanhas e relvados pintados por Arnaldo da Rocha Brito, fabricante de brinquedos portugueses. Esta obra de arte é única neste modelo e nesta escala – escala N- em funcionamento na Península Ibérica, movida a energia elétrica e ativa há mais de 50 anos.

A Maquete denominada "Ramal de Exeter", incorporada no Museu do Brinquedo Português, através da doação efetuada pelo Professor Hernâni Maia, construída e concebida minuciosamente à Escala N (1:60) pelo doador, evoca as memórias do quotidiano de uma cidade universitária inglesa vivenciadas e observadas pela família Maia, ao longo de vários anos, e é possuidora de um extraordinário rigor técnico, aliado a materiais de elevada qualidade, revelando, sem dúvida, uma genialidade rara e incomparável.

A Maquete Noah, da Marklin, incorporada neste espaço museológico através da doação pelo Professor Doutor José Gameiro, representa uma fantástica exposição de miniaturas e modelismo em movimento, que engrandece e valoriza este museu que se dedica à preservação e à difusão deste tipo de património de elevada qualidade e de expressiva originalidade.

Esta sala constitui, sem margem para dúvida, um dos elementos de maior atração e interesse dos visitantes deste espaço museológico.

Um espaço renovado para visitar neste museu que se dedica à promoção do brinquedo industrial.

Marque presença nesta sessão de inauguração e usufrua desta nova "Sala das Maquetes"!