Passar para o Conteúdo Principal Top

museus de Ponte de Lima

CIT

CIT

Pipo, Pipa e Tonel | Armazenamento do Vinho

Dezembro 2021

pipo, pipa e tonelA tanoaria consiste numa arte antiga de fabrico de vasilhames de madeira usados no armazenamento do vinho, sendo o tanoeiro o artesão responsável pela manufatura artesanal dos pipos, pipas e tonéis.
 
Para o efeito, podem ser utilizadas diferentes espécies de madeira. No entanto, a de carvalho é aquela que garante uma melhor conservação pela sua dureza, resistência, durabilidade e impermeabilidade.
 
Para a construção de um recipiente vinário é necessário selecionar as aduelas, torneando-as de molde a garantir uma ligação perfeita entre si. De seguida, procede-se ao levantamento do barril para dar forma à armação fixa, colocando-a sobre o fogo para a ajudar a vergar, adquirindo o seu característico formato bojudo, com o auxílio de aros provisórios. No final, aplicam-se os arcos de ferro definitivos e os respetivos fundos e abre-se o batoque – o orifício principal do barril.
 
De entre o vasilhame de madeira, usado na conservação do vinho, podemos destacar o PIPO – vasilha bojuda com capacidade inferior a 500 litros –, a PIPA – preparada para guardar meia tonelada de líquido – e o TONEL – recipiente de grande lotação para quantidades superiores a 1000 litros.
 
Antigamente, antes da utilização do ferro na tanoaria, os aros ou arcos eram feitos também de madeira, normalmente de freixo por ser mais maleável.