- Museus de Ponte de Lima
-
Museus de Ponte de Lima
-
Centro de Interpretação do Território
-
O Centro de Interpretação
-
Se os objetos falassem…!
- Sacho | Trabalho Manual da Terra
Sacho | Trabalho Manual da Terra
Fevereiro 2020

O Sacho é um dos principais instrumentos usados para trabalhar a terra à mão. É essencialmente utilizado no afofamento da terra de diversas culturas, especialmente hortícolas. Serve igualmente para arranhar a crosta do solo, para arrancar as ervas indesejáveis, para aproximar ou afastar a terra para junto das plantas, entre outros lavores agrícolas.
Em regra, assemelham-se no seu formato às enxadas de pá pequena, geralmente combinadas com "petos" – espécie de machadinhas – ou guinchas, para trabalhos mais cuidadosos e minuciosos.
Em Portugal, a forma mais comum e transversal a praticamente todo o território nacional é o sacho de pá quadrangular, por vezes com ombreiras arredondadas, e "peto" lanceolado. Outra forma bastante generalizada é a de enxada de pá pequena combinada com uma guincha em lugar do "peto".
Além destes instrumentos, usados em praticamente todos os trabalhos hortícolas, existem outros sachos destinados a funções mais específicas, mormente o sacho do torrão e o sacho das mondas.

O segundo tipo é utilizado nas mondas e apresenta pá pequena, geralmente a alargar para o gume, o olho é quase sempre munido de crista, e os cabos são curtos, medindo entre 40 a 50 cm. Este utensílio é manejado apenas com uma mão, podendo ser usado igualmente nas sementeiras.
Fonte: OLIVEIRA, Ernesto Veiga de, GALHANO, Fernando, PEREIRA, Benjamim – Alfaia Agrícola Portuguesa. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.