Passar para o Conteúdo Principal Top

museus de Ponte de Lima

CIT

CIT

Urdidura | A Preparação da Urdidura

Setembro 2019

urdidura_minA Urdidura – operação que antecede a tecelagem – consiste na preparação dos fios do linho para a sua posterior colocação no tear, separando-os em duas séries alternadas que permitem o entrecruzamento da trama.

Este processo é obtido através de um equipamento em madeira designado por Urdideira, existindo no nosso país dois tipos fundamentais – a urdideira fixa e a móvel.

A urdideira de tipo fixo é constituída por dois barrotes grossos verticais, feitos em madeira, dispostos paralelamente, nos quais foram cravados, de cima a baixo, vários tornos com cerca de 28 cm de comprimento, separados uns dos outros por uma distância equivalente. O barrote esquerdo está ligado, na extremidade superior, a um segmento paralelepipédico em madeira, disposto perpendicularmente, com três tornos cravados destinados à marcação da “cruz do tear”, enquanto nos últimos tornos inferiores do barrote direito arma-se a “cruz dos cadilhos”.

Por sua vez, a urdideira de tipo móvel, feita igualmente em madeira, é muito semelhante a uma dobadoira gigante, sendo composta por dois pares de braços horizontais, de secção quadrada, ligados nas extremidades por quatro prumos verticais. Os braços são suportados por um eixo vertical, de secção circular, sustentado por quatro pés dispostos em cruz, de secção quadrangular. Num dos braços superiores encontram-se cravados três tornos de madeira destinados à marcação da “cruz do tear” e, num dos prumos verticais, no topo inferior, existem igualmente três tornos onde se arma a “cruz dos cadilhos”.

urdidura_2

Fonte: OLIVEIRA, Ernesto Veiga de, GALHANO, Fernando, PEREIRA, Benjamim, O Linho. Tecnologia Tradicional Portuguesa, Lisboa: Centro de Estudos de Etnologia – INIC, 1991.