Passar para o Conteúdo Principal Top

museus de Ponte de Lima

CIT

CIT

Ripo | Apanha da Azeitona

Dezembro 2017

ripo_da_azeitona

Em Portugal, a Apanha da Azeitona realiza-se através do varjo - processo em que se "[bate] com uma vara comprida e um pouco flexível as ramificações da árvore donde pendem os frutos, que caem ao chão sobre esteiras ou mantas estendidas em redor do tronco".

Em algumas regiões, nomeadamente na Ribeira Lima, recorre-se igualmente à apanha manual, a fim de proteger as oliveiras de danos provocados pela varejadura, evitando assim a destruição dos rebentos mais verdejantes. Para a realização dessa operação, sobe-se à árvore com uma escada e retiram-se as azeitonas através da utilização de um instrumento agrícola em forma de pente.

A este utensílio dá-se o nome de RIPO, usualmente feito em madeira (existindo também em ferro e mais recentemente em plástico), sendo composto por pente - de costas largas e dentes grossos, curtos e ligeiramente encurvados - e por cabo - de secção redonda, disposto perpendicularmente.

Ocasionalmente, os pentes ou ripos para a apanha da azeitona apresentam ornamentos esculpidos na madeira com motivos variados, geométricos ou florais, ostentando, por vezes, o nome do seu proprietário.

Fonte: OLIVEIRA, Ernesto Veiga de, GALHANO, Fernando, Pereira, Benjamim - Alfaia Agrícola Portuguesa. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.