Passar para o Conteúdo Principal Top

museus de Ponte de Lima

MUTE_2Museu dos Terceiros_Miguel Costa

Museu dos Terceiros_Miguel Costa

Coroação da Virgem

Pintura a óleo sobre tela do Século XVII-XVIII

Coracaodavirgem 1 970 2500
  • Dimensões: 168 x 160 cm
  • N.º Inventário: 0393

Segundo a tradição dos primeiros séculos depois de Cristo, asseverada por São Juvenal, bispo de Jerusalém, no Concílio de Calcedónia, em 451, Maria terá morrido na presença dos Apóstolos, tendo, no entanto, a sua sepultura, quando aberta após solicitação de São Tomé, sido encontrada vazia.

Daí concluíram os Doze que Maria tinha subido ao céu em corpo e alma. A Assunção da Virgem e a sua Coroação estão intimamente associados, o que por vezes se reflete em termos iconográficos, levando a uma contaminação dos dois temas na mesma representação. Nesta tela do Museu dos Terceiros estamos nitidamente perante uma Coroação. A Mãe de Deus já subiu ao céu, trata-se agora de a glorificar.

Em plena atmosfera celestial, Maria surge ao centro em posição orante, de túnica vermelha e manto azul. Sobre a sua cabeça pende uma coroa, que é segurada pelas mãos direitas de Jesus Cristo, do lado esquerdo do observador, e de Deus Pai, do lado oposto, situados ambos num plano superior ao da Virgem. Cristo enverga manto vermelho, carregando a cruz sobre o ombro esquerdo, e Deus Pai veste uma capa pluvial presa por firmal, prolífica em ornatos dourados e policromados, sobre túnica branca, segurando na mão esquerda o globo de dois hemisférios encimado por cruz. Sobre a coroa aparece o Espírito Santo sob a figura de uma pomba, irradiando luz divina.

O centro da composição descreve a forma geométrica de um losango, correspondendo o vértice inferior à Virgem, e os três restantes às pessoas da Trindade. A cercar este motivo central, e preenchendo o resto do campo, surgem anjos e grupos de anjos, alguns deles empunhando coroas floridas e ramos de açucenas.