- Museus de Ponte de Lima
-
Museus de Ponte de Lima
-
Museu dos Terceiros
-
O Museu
-
Peças em Destaque
- Retábulo do Senhor dos Passos
Retábulo do Senhor dos Passos
Madeira/Talha dourada e policromada do Século XIX

- Dimensões: 604 x 248 x 105 cm
- N.º Inventário: 1423
O retábulo do Senhor dos Passos adorna a capela da mesma invocação, na igreja do Convento de Santo António. A capela foi fundada nos inícios do século XVI pelo nobre cavaleiro ponte-limense Aires Pinto, morador na Rua do Souto, cuja pedra de armas ainda se pode observar, adossada à parede, por trás do retábulo. Também era conhecida por capela do Espírito Santo, e assim vem nomeada na Crónica do convento, em virtude da existência, noutros tempos, de uma tela representando o Pentecostes (Descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos), que integrava um retábulo anterior. O retábulo e a pintura foram apeados possivelmente já no século XIX, época em que a Confraria do Senhor dos Passos passou a usufruir da capela, alterando inclusivé a sua orientação. O retábulo atual, de gramática decorativa claramente neoclássica, é já uma encomenda desse período.
Organiza-se num só tramo, com talha relevada e pintura a sugerir marmoreado. O frontal de altar, rematado por friso onde alternam motivos florais com linhas douradas, exibe enrolamentos vegetalistas, com destaque para uma flor de várias pétalas ao centro. A predela apresenta ramagens com folhas, cachos de uvas e espigas de trigo, de comprovada simbologia eucarística, ostentando fita laçada ao centro.
Apoiado no sotobanco, o corpo do retábulo é constituído ao centro pelo arco nicho, emoldurado por bordadura dourada, que abriga a imagem do Senhor dos Passos. As colunas estão pintadas em tons de azul a evocar o mármore, com o terço inferior estriado e a parte superior lisa. São encimadas por capitéis compósitos e entablamento a dourado.
O ático exibe ao centro, ladeado por dois pináculos marmoreados e dourados em forma de urna, um resplendor circular raiado, no qual se projetam elementos associados à Paixão: a coroa de espinhos e, inscritos no seu interior, a cruz, as escadas, os cravos, o martelo e o alicate. O remate, apresentando um desenho triangular contornado por volutas, a que se juntam elementos florais, projeta-se para além do plano retabular e avança junto ao teto da capela.