Passar para o Conteúdo Principal Top

museus de Ponte de Lima

MUTE_2Museu dos Terceiros_Miguel Costa

Museu dos Terceiros_Miguel Costa

Lustre

Vidro de 1804-1805

  • Altura: 260 cm
  • Diâmetro: 120 cm
  • N.º Inventário: 1751

O lustre aqui apresentado, peça de aparato que enriquece o presbitério da igreja da Ordem Terceira de São Francisco, está centrado numa bacia de vidro dourado, do interior da qual arrancam vinte e quatro braços distribuídos em dois níveis, em curva e contra-curva os do registo inferior, apenas em curva os do registo superior. À volta dos braços pendem elos de pingentes compondo formas de sinos e de diamantes emoldurados.

Sob a bacia organizam-se diversas estruturas cupuladas, dispostas em camadas, de dimensão progressivamente menor à medida que desce, terminando em sino. Sobre a bacia progride a haste que se vai desenvolvendo numa sucessão de pratos, jarras e bolas, rematados por nova cúpula, à qual estão suspensos mais pingentes em forma de sinos e de diamantes emoldurados. Sobrepujando a cúpula, uma bola com argola prende a um gancho de ligação à correia de suspensão em metal retorcido que pende do teto da igreja.

A informação de arquivo conhecida permite situar cronologicamente a sua execução nos primeiros anos do século XIX. O Livro da Mesa Definitorial regista a decisão, tomada a 07 de dezembro de 1804, de equipar a igreja com um lustre de cristal e com um painel, que será o da Imaculada Conceição. O Livro de Receitas e Despesas confirma a despesa entre 1804-1805.