Museu do Brinquedo Português de Ponte de Lima em exposição no CCB

11 Novembro 2021

O Centro Cultural de Belém, um dos espaços culturais mais interessantes de Lisboa, tem patente a exposição “At Play: Arquitetura & Jogo”, cuja mostra integra um conjunto significativo de peças do Museu do Brinquedo Português, em parceria com Drawing Matter, Museu da Marioneta, Fundação Marques da Silva e CIVA (Bruxelas), sob a curadoria de David Malaud.

Trata-se de uma exposição que aborda temas tão variados como a infância e a educação, o planeamento urbano, o espaço público, a história, a arquitetura, a arte e a invenção, com o objetivo de traçar a história tanto dos «Mundos» imaginários, quanto dos imaginados.

Tem como propósito promover a brincadeira e a imaginação, de experiências construídas e narrativas mitológicas. Centra-se na ideia de «Criação de Mundos» e aproxima duas personagens: o arquiteto e a criança. Os jogos infantis sempre foram um terreno fértil para a invenção de «Mundos». Do mesmo modo, os arquitetos também imaginam novos «Mundos». O poder da imaginação está no centro da exposição, em que os lugares de recreio da infância e o dos arquitetos, artistas e designers se encontram.

Visite a exposição no espaço da Garagem Sul | Exposições de Arquitetura até 30 de janeiro de 2022, de Terça-feira a Domingo, das 10h00 às 18h00.

Curador David Malaud
Itinerância Lisboa Nikolaus Hirsch, Cedric Libert, André Tavares, Ivo Poças Martins
Photo © Pierre Antoine

Recensões da exposição:
Lynne Myers, «’architects at play’ exhibition shows the similar ways children and architects create new worlds» in designboom, 19 outubro 2021 (em inglês)

John Hill, «A World of Play» in world-architects.com, 22 outubro 2021 (em inglês)