CIHM

Entrada gratuita na rede de Museus de Ponte de Lima – 18 de maio – Dia Internacional dos Museus

17 Maio 2023

A rede de Museus do Municipio de Ponte de Lima celebra o Dia Internacional dos Museus com um programa de atividades gratuitas com o mote da edição de 2023: Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar.

Neste dia, a entrada nos Museus será de acesso livre!

Aproveite para nos visitar e celebrar os nossos Museus.

Segundo o ICOM – Conselho Internacional de Museus, o propósito primacial do Dia Internacional dos Museus, instituído em 1977, é o de chamar a atenção para os espaços museológicos como locais privilegiados "que guardam, estudam e expõem o património da Humanidade, mas também como agentes de mudança, intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre os povos".

Desde 2020 que o ICOM alinha o tema anual com os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, e em 2023 elencou três, particularmente dirigidos aos museus de todo o mundo. São eles o combate ao isolamento social e a promoção da inclusão e da saúde mental em todas as idades, na ação ambiental, tomando medidas urgentes para combater o impacto das alterações climáticas, e a sensibilização para a perda da biodiversidade, incentivando a proteção da vida na Terra e o uso sustentável dos ecossistemas terrestres.

Segundo o ICOM, estas ações para um futuro sustentável podem ser concretizadas através de programas educativos, exposições, investigação e divulgação nas comunidades onde os museus estão inseridos.

Com este tema, a entidade espera incentivar todos os museus do mundo a "mostrarem o seu potencial transformador para o desenvolvimento sustentável e bem-estar", com maior visibilidade nas iniciativas para o dia 18 de maio de 2023.