Passar para o Conteúdo Principal Top

museus de Ponte de Lima

CIT

CIT

Turma da Correlhã aprende a confecionar queijo artesanal

Cit turma correlha queijo artesanal 1 1024 1000
2020/02/14

A turma do 2.º ano da EB da Correlhã deslocou-se, no passado dia 7 de fevereiro, à Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima para participar numa atividade relacionada com a produção de queijo fresco.

A iniciativa, inserida no âmbito da Área Projeto dedicada ao ciclo do mundo rural do Centro de Interpretação do Território (CIT) – espaço de promoção etnográfica do Município de Ponte de Lima – permitiu aos alunos conhecer e colaborar no processo de produção de queijo artesanal, confecionado com leite fresco ordenhado diretamente das vacas leiteiras da escola. Durante a sessão, a turma da Correlhã foi ainda surpreendida com a aprendizagem de uma receita caseira de manteiga feita à base de natas gordas e de uma pitada de sal (embora a adição deste último ingrediente seja opcional).

No final, todos tiveram a oportunidade de saborear a manteiga, com e sem sal, e o queijo fresco, acompanhado com doce de abóbora ou mel.

Este projeto pretende dotar o público escolar de conhecimentos mais aprofundados acerca do ciclo do pão, da ordenha, da produção de queijo artesanal e de sidra de maçã, da tosquia e do ciclo do linho, fomentando, ao mesmo tempo, a salvaguarda e promoção dos trabalhos agrícolas que ainda hoje se desenvolvem no território ponte-limense.

A próxima atividade, agendada para o mês de março, incidirá sobre o processo de produção da sidra de maçã.

A participação é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória.

Visite o CIT e conheça mais acerca das nossas valências.