CIT

CIT promove oficina de lendas e contos tradicionais

2020/01/31

O Centro de Interpretação do Território (CIT) – espaço de promoção etnográfica do Município de Ponte de Lima – promoveu, no passado dia 14 de janeiro, uma oficina cultural dedicada às tradições ponte-limenses, mormente às lendas e aos contos tradicionais da região.

A iniciativa contou com a participação de uma turma do 1º ciclo da EB de Vitorino dos Piães e desenvolveu-se em duas fases distintas: uma primeira, traduzida na encenação com fantoches da narrativa selecionada para a atividade – a lenda da Serra da Nó –; e, uma segunda, destinada à criação de bonecos baseados nos protagonistas da história – o rei mouro Abakir e a pastora Zuleima – com recurso a materiais reciclados.

As oficinas culturais, inseridas no âmbito do Serviço Educativo do CIT, pretendem dar a conhecer aos mais novos o valoroso património cultural – imaterial e material – do concelho promovendo, ao mesmo tempo, o seu envolvimento direto na defesa e preservação das suas tradições mais ancestrais.

A participação nas atividades do CIT é gratuita, mas carece de inscrição prévia.