CIT

Acordo de Doação de Espólio – Câmara Municipal Aprova Protocolo

2019/04/24

O Município de Ponte de Lima celebrou um Acordo de Doação de Espólio, com os herdeiros da família do Sr. Gaspar Lima. Este Acordo de Doação de Espólio baseia-se na cedência de um conjunto de utensílios agrícolas que pertenciam à família.

Considerando o valor histórico e cultural da Adega Tradicional da família, os herdeiros decidiram doar o espólio ao Município, “como forma de salvaguardar o passado da família”, disse Albino Franco, em representação da família.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, agradeceu e reconheceu a importância desta doação, “permitindo perpetuar e valorizar a tradição da família.” O autarca reconheceu “o gesto nobre dos herdeiros, garantindo que este espólio será uma mais-valia no enriquecimento dos equipamentos do Município de Ponte de Lima”.

O conjunto de utensílios agrícolas doados enquadram-se no CIT – Centro de Interpretação do Território, espaço museológico que o Município dinamiza, instalado no Parque do Arnado e que convida os visitantes a conhecer práticas agrícolas primitivas, tradições inigualáveis e testemunhos únicos. O cultivo da terra, o fabrico do pão, a produção do vinho, do linho e do gado são alguns dos temas que foram sendo recolhidos ao longo de mais de um ano, em território do Lima, sendo que esta pesquisa ainda não está concluída dada a riqueza e grandeza do património limiano.