MUTE_2Museu dos Terceiros_Miguel Costa

Museu dos Terceiros_Miguel Costa

O Natal em Portugal | dezembro 2013

27 Dezembro 2013

No Museu dos Terceiros, o tema abordado durante o mês de dezembro será "Tradição Familiar: O Natal em Portugal". Os alunos do 1º ciclo irão conhecer a origem do natal, assim como as diferentes tradições que se cumprem nesta época natalícia. O presépio, a árvore de natal, a troca de presentes, a consoada, assim como os pratos tradicionais serão alguns dos assuntos referidos.

Vão ter contacto com alguns costumes natalícios que se praticam pelo mundo, os pratos tradicionais, as crenças desses povos e a forma diversificada como estes vivem o natal.

Numa vertente mais prática será elaborada uma vela de forma artesanal, para que os mais pequenos conheçam todos os passos e materiais utilizados na sua confeção. As velas ainda são utilizadas, tanto nas igrejas como nas nossas casas, na época natalícia, pois a sua luz representa Cristo, que vem iluminar o mundo. Além disto, irão tentar perceber como funcionava uma sociedade (como por exemplo a comunidade dos frades que viviam no Convento de Santo António) na qual não existia eletricidade, quais as suas dificuldades e impossibilidades, e quais as formas de iluminação, aquecimento, confeção e conservação de alimentos que se praticavam.