Ponte de Lima no Dia Internacional dos Museus Inaugurou a 'Estação do Tempo Romano – Alto Minho 4D' e as obras de 'Requalificação do Caminho do Arquinho - Caminho de Santiago'

Autarquia
21 Maio 2021

O Presidente da Comissão e Desenvolvimento Regional do Norte, Prof. António Cunha inaugurou esta terça-feira, 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, em Ponte de Lima, dois projetos de relevante importância na área da cultura e património.

O périplo iniciou-se na Estação do Tempo Romano, projeto inserido no "Alto Minho 4D – Viagem no Tempo" da CIM - Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, aprovada pelo Programa Norte 2020, no domínio do Património Cultural.

O projeto visa a implementação e promoção turística através de uma rede de rotas cronológicas culturais, baseadas na história, na etnografia e nos bens patrimoniais do Alto Minho.

Em Ponte de Lima o projeto, apoiado pelo Município, permitiu a adaptação do espaço anexo ao Albergue dos Peregrinos – situado na Casa do Arnado, no Largo da Alegria, em Arcozelo – reconvertido na "Estação do Tempo sobre a Rota dos Romanos".

Seguiu-se a inauguração da obra de Requalificação do Caminho do Arquinho - Caminho de Santiago, troço do Caminho de peregrinação a Santiago de Compostela, o mais antigo em termos documentais e usualmente conhecido como o Caminho Central.

Neste âmbito foi ainda apresentado o projeto de Qualificação e Valorização do Caminho Português de Santiago de Compostela, a implementar pelo Municipio de Ponte de Lima ao abrigo de uma candidatura apresentada ao Norte2020, onde incluiu vários projetos de restauro e qualificação de espaços associados ao Caminho Português para Santiago de Compostela. O investimento, no valor total de 812.609,51€, tem uma taxa de comparticipação de 85%, o que equivale a 690.718.09€, garantindo a autarquia a restante verba, que ascende aos 121 891,42€.

Do conjunto das ações previstas, para além do Caminho do Arquinho, hoje inaugurado, prevê-se também o restauro integral, e abertura ao público, de uma das poucas capelas dedicada a Santiago de Compostela, outrora pertencente à Casa de Bragança e, antes desta, à Igreja Compostelana, em pleno Caminho de Santiago, na freguesia da Correlhã.

Acresce a esta capela a intervenção no atual Museu dos Terceiros, extinto convento franciscano do século XV, que teria uma das mais antigas hospedarias onde pernoitavam peregrinos. Durante 2021 estão programadas várias atividades de animação e promoção do Caminho, como são exemplo as work meetings, promovidas em parceria com a Associação dos Amigos do Caminho Português de Santiago, exposições e dinamizações alusivas ao tema.

Por último, foi integrada nesta candidatura a conservação e restauro da Capela-Abrigo do Anjo da Guarda, classificada como Monumento Nacional, de importância singular dado tratar-se de um exemplar medieval, de traça arquitetónica invulgar.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima considerando que este “é um conjunto to de projetos muito importantes, nomeadamente na área da cultura e da valorização do nosso património cultural, sendo esta a nossa responsabilidade enquanto decisores políticos.”

O autarca enunciou o projeto 4D como um equipamento que permitirá a cada um dos dez municípios do Alto Minho promover de forma integral toda a região (..) este é mais um exemplo do Alto Minho ao promover integralmente todos os concelhos.”

Quanto ao projeto de requalificação do Caminho do Arquinho, Victor Mendes disse que é muito “importante pela sua dimensão e o que significa para este território, de requalificar e conservar monumentos de caráter relevantes, numa parte do troço do Caminho Português de Santiago, bem como dinamizar o itinerário cultural. Estamos a dar a conhecer a nossa história e a nossa cultura.”

O Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Prof. António Cunha, salientou a importância dos projetos que Ponte de Lima está a preservar, como “memórias dos tempos romanos e medievais, do caminho de santiago” considerando que é um ato de responsabilidade que nos compete a todos de preservar o nosso património e que Ponte de Lima faz muito bem”.

inauguracao_viagem_no_tempo_e_rua_da_oliveirinha_18maio2021__3___medium_
inauguracao_viagem_no_tempo_e_rua_da_oliveirinha_18maio2021__4___medium_