'Estação do Tempo sobre a Rota dos Romanos' na Casa do Arnado – Executivo Municipal de Ponte de Lima visitou o projeto

22 Maio 2020

A Casa do Arnado em Ponte de Lima vai ser reconvertida na "Estação do Tempo sobre a Rota dos Romanos". Trata-se de um projeto inserido no "Alto Minho 4D – Viagem no Tempo" da CIM Alto Minho, aprovada pelo PO Norte 2020, no domínio do Património Cultural.

O projeto em fase de estruturação, implementação e promoção turística visa criar uma rede de rotas cronológicas culturais, baseadas na história, na etnografia e nos bens patrimoniais do Alto Minho.

Em Ponte de Lima o projeto, apoiado pelo Município, contempla a adaptação do espaço anexo ao Albergue dos Peregrinos – situado na Casa do Arnado, no Largo da Alegria, em Arcozelo – que será reconvertido na "Estação do Tempo sobre a Rota dos Romanos".

Este novo espaço museológico ficará agregado ao CIT – Centro de Interpretação do Território de Ponte de Lima. Em fase final de instalação, o Executivo Municipal de Ponte de Lima foi conhecer in loco o projeto, que mostra recorrendo às novas tecnologias o conhecimento sobre a Rota dos Romanos, os pontos de passagem das vias romanas, os marcos miliários, as pontes e outros bens patrimoniais associados a esta temática.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, realçou que ao abrigo da candidatura da CIM – Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, nasceu um "novo espaço museológico, a Estação do Tempo sobre a Rota dos Romanos cujo objetivo é divulgar o nosso património cultural. Em Ponte de Lima entendemos que este era um tema que se enquadrava aqui junto à Ponte Medieval e Romana, sendo esta também uma oportunidade para divulgarmos o Alto Minho, numa união do nosso território".

O autarca revelou ainda que se tratou de um investimento no valor de "104.000€, sendo um projeto com uma forte componente tecnológica, foi financiado a 85%, e prevemos abrir ao público a 1 de junho." O edil sustentou ainda "que se prevê que seja mais um fator de atratividade para promover os nossos valores culturais. Após esta fase excecional que vivemos, pretendemos valorizar ainda mais o que dispomos, em segurança, junto daqueles que estão aqui e dos que venham visitar-nos, tendo em conta que este espaço está apto para acolher a comunidade, em especial a comunidade escolar".

A criação desta rede de estações "Alto Minho 4D – Viagem no Tempo", contribuirá para a promoção da autenticidade e da identidade do território e para a mobilidade turística da região, promovendo a circulação territorial e a atratividade regional e valorizando os recursos culturais existentes.

espaco_tempo_rota_romanos_1
espaco_tempo_rota_romanos_2