MUTE_2Museu dos Terceiros_Miguel Costa

Museu dos Terceiros_Miguel Costa

'Entre o profano e o sagrado: nos bastidores do Oratório de Paula Rego' - Conferência de Ana Gabriela Macedo no Museu dos Terceiros

23 Maio 2013

O Museu dos Terceiros em Ponte de Lima promove a 1 de junho, às 21h30, uma conferência subordinada ao tema "Entre o profano e o sagrado: nos bastidores do Oratório de Paula Rego".

Como forma de complementar a exposição temporária do Oratório de Paula Rego, patente ao público até 16 de junho, na Igreja da Ordem Terceira, o Museu dos Terceiros traz até Ponte de Lima uma investigadora da Universidade do Minho, para conferenciar sobre a vida e obra da artista plástica Paula Rego.

Com publicações sobre a artista plástica, Ana Gabriela Macedo, tem como principais áreas de interesse e de investigação a Literatura Comparada, a Literatura Inglesa, os Estudos Feministas e as Poéticas Visuais. Ana Gabriela Macedo é professora catedrática, diretora do centro de Estudos Humanísticos, presidente do Conselho Cultural e investigadora da Universidade do Minho.

Recordamos que o Oratório de Paula Rego continua exposto no Museu dos Terceiros até 16 de junho. A peça foi inspirada nos antigos oratórios religiosos, criou os painéis com as pinturas de mulheres, homens e crianças que colocou no interior e nas portas de um grande armário de madeira. A ideia de casa, de um espaço doméstico protetor, de um pequeno santuário de guarda que se pode fechar e defender, é transformado pela artista e transporta-nos para uma impiedosa apreciação de uma realidade social e pública.

Visite no Museu dos Terceiros até 16 de junho, de terça a domingo, das 10h às 12h30, e das 14h às 18 horas. Para mais informações contate através do telef: 258 753136 ou geral@museudosterceiros.com; geral@museubrinquedoportugues.com.