MUTE_2Museu dos Terceiros_Miguel Costa

Museu dos Terceiros_Miguel Costa

Museu dos Terceiros promoveu Visita Cultural à Península de Setúbal

30 Maio 2013

Magníficas paisagens, associadas a um património cultural riquíssimo e a uma excelente gastronomia, enriqueceram a viagem que o Museu dos Terceiros promoveu à Península de Setúbal, no passado fim de semana.

O grupo constituído por 31 pessoas, partiu de Ponte de Lima rumo ao Convento da Arrábida, primeira visita da viagem, que se prolongou até ao domingo.

O segundo dia da viagem incluía uma deslocação a Troía, para visitar as ruínas romanas, com uma magnífica explicação da arqueóloga Ana Vaz Pinto, sobre a oficina de salga e as termas romanas, bem como sobre a única basílica paleo cristã conhecida no nosso país (foto com as pinturas).

No período da tarde, rumaram até Palmela, onde foram recebidos por Zélia Machado colaboradora do Município de Palmela, que gentilmente contou a história do castelo de Palmela, em particular da Igreja de Santiago, na qual tiveram o privilégio de visitar as reservas, um espólio único, não disponível ao visitantes comuns. O Castelo de Palmela tem uma localização privilegiada avistando-se toda a península de Setúbal, até Lisboa.

Apesar de intensa, foi profícua e muito rica, segundo revelaram todos os participantes, que regressaram com o desejo de voltar numa próxima viagem coordenada pela equipa do Museu dos Terceiros de Ponte de Lima.

A visita foi Comissariada e acompanhada pelo Prof. Doutor Carlos A. Brochado de Almeida (Diretor do Museu dos Terceiros e Professor de História Romana e Arqueologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto).