Museu dos Terceiros Expõe o Património Religioso da Freguesia da Labruja

2022/03/31

O Museu dos Terceiros inaugura, no próximo dia 7 de abril, às 18h, a exposição temporária O Património Religioso de Ponte de Lima: A Freguesia da Labruja.

Prosseguindo o trabalho iniciado há anos de divulgar o acervo sacro existente no território do atual concelho de Ponte de Lima, e que já incluiu freguesias como Arcozelo, Correlhã, Moreira do Lima, Vitorino dos Piães e Navió, Ribeira, Refoios do Lima, Facha, o Museu centra agora as suas atenções na freguesia da Labruja.

Situada na extremidade norte do concelho, a Labruja foi, ainda em tempos anteriores à formação de Portugal, local de fixação de comunidades monásticas de regra beneditina, entretanto desaparecidas, mas que deixaram as sementes para a implantação futura de monumentos religiosos que ainda hoje sobrevivem.

O espólio religioso patente nesta exposição é proveniente de diversos templos da freguesia, abrangendo a Igreja Paroquial, dedicada a São Cristóvão, mas também capelas públicas que se foram edificando no seu território junto à rota de peregrinação a Santiago de Compostela, sem esquecer o Santuário do Senhor do Socorro, construção arquitetónica que acabou por fazer, a partir da segunda metade do Século XVIII, também com a sua romaria, a fama do local.

Com entrada livre, estará patente ao público até 26 de junho, no horário habitual do Museu dos Terceiros, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.