18 de Maio – Dia Internacional dos Museus – Entrada Gratuita na Rede de Museus de Ponte de Lima

2021/05/11

Assinala-se a 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus.

Em Ponte de Lima a Câmara Municipal aprovou na reunião de 3 de maio, uma proposta apresentada pelo Vereador Paulo Sousa, a conceder entrada gratuita na Rede de Museus e Centros de Interpretação de Ponte de Lima, nomeadamente no Museu do Brinquedo Português, Museu dos Terceiros, Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, Centro de Interpretação do Território e no Centro de Interpretação de História Militar do Concelho de Ponte de Lima.

Promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento, é o principal objetivo da efeméride criada pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, que este ano assinala a data sob a temática “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

Assim, os museus, os seus profissionais e as comunidades são convidados a criar, imaginar e partilhar novas práticas de criação de valor, novos modelos de negócio para instituições culturais e soluções inovadoras para os desafios sociais, económicos e ambientais. Neste sentido, desafia as instituições culturais de todo o mundo a "experimentar novas formas de modelos híbridos de fruição cultural e reafirmar a sua missão de construtores de um futuro justo e sustentável", nomeadamente através da partilha de visitas e exposições virtuais, apresentações, filmes e todas as iniciativas que possam ser partilhadas online.

Apesar dos condicionalismos impostos pela atual conjuntura pandémica, seguindo as regras e cumprindo-se os planos de contingência, a Rede de Museus e Centros de Interpretação de Ponte de Lima oferecem entradas gratuitas a todos os visitantes, sinalizando em segurança, o Dia Internacional dos Museus, no dia 18 de maio.