Turmas do concelho aprendem a lenda da Serra da Nó

2020/02/06

O Centro de Interpretação do Território (CIT) – espaço de promoção etnográfica do Município de Ponte de Lima – recebeu, nos dias 28 e 30 de janeiro, a visita de duas turmas do 1.º ciclo – uma do Centro Educativo da Facha e outra da Escola Básica de Ponte de Lima – para a dinamização das últimas oficinas culturais dedicadas às lendas e aos contos tradicionais da região, encerrando assim o ciclo de ateliers programado para o primeiro mês de 2020.

As sessões consistiram, numa primeira fase, na encenação com fantoches da narrativa selecionada para a atividade – a lenda da Serra da Nó –, seguindo-se a criação de bonecos baseados nos protagonistas da história – o rei mouro Abakir e a pastora Zuleima – com recurso a materiais reciclados.

As oficinas culturais, inseridas no âmbito do Serviço Educativo do CIT, pretendem dar a conhecer aos mais novos o valoroso património cultural – imaterial e material – do concelho promovendo, ao mesmo tempo, o seu envolvimento direto na defesa e preservação das suas tradições mais ancestrais.

A participação nas atividades do CIT é gratuita, mas carece de inscrição prévia.