Turma da EB de Ponte de Lima aprende a confecionar bolachas

2020/01/31

O Centro de Interpretação do Território (CIT) – espaço de promoção etnográfica do Município de Ponte de Lima – recebeu, no passado dia 14 de janeiro, a visita de uma turma do 1º ciclo da EB de Ponte de Lima para a dinamização de uma oficina gastronómica dedicada à confeção de bolachas em forno antigo de lenha.

Durante a sessão, os alunos do 4º ano de escolaridade aprenderam a fazer saborosas bolachas de manteiga, participando ativamente na preparação da massa doce que, depois de estendida com o rolo, foi cortada com diferentes formas. No final, os participantes deliciaram-se com a iguaria confecionada e receberam, como habitualmente, a receita utilizada na atividade lúdico-didática para reprodução da proposta gastronómica em ambiente familiar.

As oficinas culturais, inseridas no âmbito do Serviço Educativo do CIT, pretendem dar a conhecer aos mais novos a arte de cozedura em forno antigo de lenha das mais variadas receitas tradicionais de pão e doces promovendo, ao mesmo tempo, o seu envolvimento direto na defesa do valoroso património gastronómico português.

A participação nas atividades do CIT é gratuita, mas carece de inscrição prévia.