Rota Iter Vitis em Ponte de Lima recebe visita de avaliadora do Instituto Europeu dos Itinerários Culturais

2019/12/16

O Município de Ponte de Lima recebeu a visita de Diane Dodds, nomeada pelo Instituto Europeu dos Itinerários Culturais para a renovação da atribuição de credenciação do Iter Vitis – Os Caminhos da Vinha como Itinerário Cultural do Conselho da Europa, do qual fazem parte 18 países.

O programa dos Itinerários Culturais foi lançado pelo Conselho da Europa em 1987, pondo em prática os princípios fundamentais do Conselho da Europa: direitos humanos, democracia cultural, diversidade cultural e identidade, diálogo, intercâmbio e enriquecimento mútuo entre países. Cabe ao Instituto Europeu dos Itinerários Culturais, organismo sediado no Luxemburgo, dar apoio técnico ao programa, que beneficia igualmente de um suporte da Comissão Europeia.

A visita teve início no Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, que desde 2018 acolhe a sede da Iter Vitis Portugal, onde tomou conhecimento dos projetos atualmente em curso, bem como daqueles que estão previstos para 2020.

Com o intuito de estabelecer a interligação entre o itinerário Iter Vitis e outros Itinerários Culturais do Conselho Europeu, em particular o Caminho Português de Santiago de Compostela, foi percorrido um pequeno trecho com passagem pelo Albergue dos Peregrinos, que serve também de Domus Iter Vitis.

A visita incluiu o contacto com proprietários de casas solarengas e quintas produtoras de vinho com o intuito de dar a conhecer as vantagens que poderão advir da ligação destas ao Itinerário Cultural Iter Vitis – Os Caminhos da Vinha.

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho, a quem cabe a presidência do Iter Vitis Portugal, tem em curso o projeto que visa alargar a rede através da criação de um espaço Iter Vitis em cada um dos restantes membros da Rede e Museus Portugueses do Vinho.