Serviço Educativo do CIT arranca com Oficina de Cabeçudos

2019/10/04

O Centro de Interpretação do Território (CIT) de Ponte de Lima abriu o ciclo de atividades do Serviço Educativo com a dinamização de duas oficinas culturais dedicadas à construção de cabeçudos – figuras emblemáticas de grandes dimensões frequentes nas romarias alto-minhotas.

A iniciativa, que marca o arranque do novo ano letivo de 2019/2020, desenvolveu-se em duas sessões distintas – uma primeira, a 24 de setembro, para a cobertura da estrutura em cartão com várias camadas de papel e cola e, uma segunda, a 27 de setembro, para a pintura dos tradicionais bonecos de cabeça grande – e contou com a participação de duas turmas do 1.º ciclo – uma da EB de Poiares, a outra da EB de Trovela.

As oficinas culturais, inseridas no âmbito do Serviço Educativo do CIT, pretendem dar a conhecer aos mais novos o valoroso património cultural – imaterial e material – do concelho promovendo, ao mesmo tempo, o seu envolvimento direto na defesa e preservação das suas tradições mais ancestrais.

A participação nas atividades do CIT é gratuita, mas carece de inscrição prévia.