Lavrada da terra leva alunos da Correlhã à EPPL de Ponte de Lima

2019/05/20

A turma do 2.º ano da EB da Correlhã deslocou-se, no passado dia 14 de maio, à Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima (EPPL) para participar numa atividade dedicada à lavrada da terra.

A iniciativa, inserida no âmbito da Área Projeto do Centro de Interpretação do Território (CIT) de Ponte de Lima dedicada ao ciclo do mundo rural, permitiu aos alunos assistir ao processo de preparação do solo para a sementeira com recurso a uma máquina agrícola, neste caso particular, a um trator com charrua de três ferros.

No final da demonstração, os estudantes visitaram as estufas da EPPL – local onde observaram o cultivo de tomates e de pimentos padrão e compreenderam o funcionamento da estrutura – e assistiram à confeção artesanal de queijo fresco num momento de descoberta que culminou com a degustação do produto tradicional.

A próxima atividade da Área Projeto – última de uma série de sessões que pontuou o ano letivo de 2018/2019 – está agendada para o mês de junho no CIT e incidirá sobre o processo de ripadura do linho – ato que consiste na separação da baganha através do uso do ripo ou ripanço.

O projeto pedagógico do CIT pretende dotar o público escolar de novas ferramentas instrutivas através do estímulo à aprendizagem de conhecimentos relacionados com a lavoura, com os ciclos do pão, do linho e do azeite e com os processos envolvidos no seu fabrico.

A participação nas atividades da Área Projeto é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória.

Visite o CIT e conheça mais acerca das nossas valências.