O Museu do Brinquedo na Escola – Ver, Descobrir, Aprender e Brincar

2019/03/20

O Museu do Brinquedo Português iniciou no passado dia 14 de março, no Centro Educativo das Lagoas, o projeto "O Museu do Brinquedo na Escola".

Trata-se de um projeto direcionado para o público escolar do concelho que promove o museu, dando a conhecer a sua área temática, o seu espólio, os seus serviços e impulsiona jogos e brincadeiras, através do desenvolvimento de atividades que estimulam a criatividade, experiências e conhecimentos.

Com este tipo de ações os alunos adquirem conhecimentos, de forma lúdica e informal, sobre os brinquedos, a forma como estes são produzidos e os materiais utilizados ao longos dos anos na sua construção (madeira, pasta de papel, folha de flandres e plástico). Exploram, também, alguns materiais, elaboram brinquedos e por fim dedicam-se à brincadeira, que é um dos pilares base deste projeto: o fomento e incentivo da aprendizagem e da brincadeira, ou seja, ensinar e aprender a brincar.

Assim, num ambiente de partilha, de aprendizagem, de brincadeira e de descoberta, dinamizou-se a primeira sessão de um projeto que despertou emoções, divertimento e saberes, com a turma do 2º Ano do Centro Educativo das Lagoas.