Exposição de Presépios no Museu do Brinquedo Português de Ponte de Lima

2018/11/27

O Museu do Brinquedo Português assinala a quadra natalícia com uma exposição alusiva à celebração do nascimento de Jesus.

Trata-se de uma exposição que apresenta uma diversidade de presépios ímpares e originais, elaborados nos mais variados tipos e tamanhos, com diversificados materiais, autênticas raridades e obras de arte, alguns com genuínas miniaturas, outros parecidos com os tradicionais e mais clássicos, outros mais irreverentes, mas todos eles criados com muito empenho e dedicação.

Uma variedade de presépios elaborados pelas instituições com valências para idosos – IPSS’s – do concelho de Ponte de Lima, designadamente o Centro Social e Paroquial Santa Maria dos Anjos, Casa de Caridade Nossa Senhora da Conceição, Centro Comunitário de Refoios, Centro Paroquial e Social da Correlhã, Centro Paroquial e Social de Calheiros, Centro Paroquial e Social de Beiral do Lima, Centro Paroquial e Social de Fornelos, Centro de Dia de Vitorino dos Piães, Centro Paroquial e Social de Santa Cruz do Lima, Centro Paroquial e Social de Rebordões de Santa Maria, Centro Paroquial e Social de S. Martinho da Gandra, ALTI – Cepões, Lar Casa de Magalhães, Centro Paroquial e Social de Fontão e Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, que se empenharam e criaram sinergias para enriquecer esta exposição com sublimes trabalhos.

A exposição conta também com inúmeros presépios oriundos da coleção particular do Sr. Padre Jorge Ramos, que vão deleitar os amantes deste género de arte pela sua preciosidade, singularidade, originalidade, autenticidade, inovação e raridade.

Complementarmente exibe-se ainda um conjunto de fotografias associadas à temática da natividade incluindo figuras em barro policromo da escola Machado de Castro, presépios de Estremoz - classificados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela produção dos "Bonecos de Estremoz", em barro, uma arte popular com mais de três séculos – entre outas imagens de notáveis presépios.

A mostra inaugura-se no dia 30 de novembro de 2018, pelas 16h00, na Sala de Exposições Temporárias e fica patente até 6 de janeiro de 2019.

Associe-se a esta celebração e visite-nos!

Esperamos por si!