Dia Internacional dos Museus 2016/Noite dos Museus | 'Museus e Paisagens Culturais

2016/09/09

O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM - Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento. Neste sentido, todos os anos o ICOM propõe um tema diferente para estas comemorações, em torno do qual os museus organizam diversas iniciativas, dirigidas aos m ais variados tipos de público.

O tema proposto para 2016 é "Museus e Paisagens Culturais".
Uma paisagem cultural, síntese de natureza e história, é um território em constante evolução. A responsabilidade de zelar pela sua proteção e valorização cabe também aos museus, depositários de objetos e bens que são outros tantos testemunhos materiais e imateriais de um meio envolvente mais ou menos vasto.
O ICOM, ao apresentar o tema "Museus e Paisagens Culturais", procura promover a ideia de museu enquanto c entro territorial de uma proteção ativa da paisagem cultural. Essa função pode ser exercida em diferentes níveis, designadamente através da interpretação do património, do território e da paisagem, da transmissão deste conhecimento e da sensibilização das comunidades para o papel interventivo que podem desempenhar na sua conservação, valorização e enriquecimento.
Esta ação, juntamente com o desenvolvimento de iniciativas de proteção e conservação do património cultural dentro e fora do museu, e a colaboração com outras entidades públicas e privadas, constitui um importante contributo no sentido de minimizar as consequências que podem resultar da vulnerabilidade deste universo patrimonial, nomeadamente a sua desfiguração e degradação, ou até mesmo o seu aniquilamento.

A Noite Europeia dos Museus, criada em 2005 pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação, associa‐se uma vez mais a estas comemorações.
Este ano, abrindo as suas portas na noite de sábado, dia 21 de maio, os museus permitem ao público descobrir as suas coleções e participar em atividades propositadamente organizadas para esta ocasião.

A Direcção‐Geral do Património Cultural (DGPC) promove a divulgação nacional do Dia Internacional dos Museus/Noite dos Museus, convidando os espaços museológicos devidamente credenciados e integrados na Rede Portuguesa de Museus a juntarem‐se a estas comemorações.