Festa e Tradição | Ponte de Lima Celebrou a Entrega do Foral pela Rainha D. Teresa a Ponte de Lima, no ano de 1125

2017/03/08

Exposição, Concertos filarmónicos, Encontro Concelhio de Bombos, Desfile da tradição, a apresentação do livro "P´ra Que Viva Ponte de Lima! Terra de Tradições", da autoria de Amândio Amorim de Sousa Vieira e a inauguração de um novo espaço de cariz museológico foram os principais momentos das celebrações do Dia de Ponte de Lima, que se realizaram no passado fim-de-semana.

Na Sessão Solene do Dia de Ponte de Lima, o Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Victor Mendes, destacou o Poder local, considerando que "..Contribuiu como nenhuma outra instituição para o desenvolvimento e para o combate às assimetrias existentes até então, reforçou as preocupações com as pessoas naquilo que hoje podemos considerar o maior ato de cidadania do Portugal democrático. Por isso, não posso esquecer a tão debatida questão da descentralização no sentido de uma maior autonomia do Poder Local, a qual nunca será uma realidade enquanto se mantiver a excessiva dependência orçamental que origina as dificuldades financeiras com que os Municípios se debatem."

No último ano do atual mandato, o autarca fez um balanço enunciando os vetores fundamentais delineados para Ponte de Lima, nomeadamente "a educação, a ação social e o apoio ao empreendedorismo e à criação de emprego são vetores fundamentais no projeto que temos delineado para Ponte de Lima."

4 de Março – Dia de Ponte de Lima contou com a presença do Ministro Adjunto Eduardo Cabrita, convidado de honra para presidir à inauguração oficial do CIT – Centro de Interpretação do Território, junto aos jardins do Arnado. Vocacionado para a informação, a aprendizagem e a promoção do património natural, cultural, social, histórico e dos recursos endógenos, integra e consolida a Rede de Museus de Ponte de Lima, de uma forma concertada e articulada. O investimento total deste projeto foi de 159.123,16€, tendo sido cofinanciado em 85% pelo Programa Norte 2020.

O CIT – Centro de Interpretação do Território mostra-nos seis grandes temáticas: o trabalho da terra, a produção de linho e a importância do seu resultado na vida da comunidade, o pão, sua produção e enquadramento social, a produção do vinho, o trabalho com os animais na agricultura, sistemas de atrelagem e a relação animal/homem, o pastoreio e a vida nas montanhas. Estes temas abrangem a vida da comunidade minhota, não só na perspetiva económica mas em particular nas suas múltiplas diversidades culturais.

O Ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, afirmou que "Ponte de Lima é conhecida pela salvaguarda do património histórico". Neste contexto, o Governante referiu que “o património deve ser visto como fator de desenvolvimento, e os valores tradicionais devem ser vistos como uma alavanca para o futuro.”

As celebrações do Dia de Ponte de Lima terminaram no domingo com a apresentação do livro "P’ra Que Viva Ponte de Lima! Terra de Tradições", da autoria de Amândio Amorim de Sousa Vieira, uma obra que se debruça sobre a etnografia e o folclore concelhios. A cerimónia realizou-se no Auditório Municipal e contou com a presença das agremiações de folclore do Concelho.

CIT
CIT2