Passar para o Conteúdo Principal Top

museus de Ponte de Lima

CIT

CIT

Concertina | Aerofone Livre

setembro 2022

concertina_ponte_de_limaA Concertina pertence à categoria dos aerofones livres, cujo som é produzido através da vibração do ar. É um instrumento diatónico, sendo o que mais se ouve nas festas e romarias minhotas. De forma retangular, é composto por dois teclados de botões, palhetas livres, reservatório e fole na parte central. Terá sido introduzido em Portugal em finais do século XIX.
 
Ao longo do tempo, a concertina foi conquistando um lugar de destaque no panorama musical de cariz popular, acabando mesmo por substituir alguns cordofones, como a viola, e outros aerofones, como a gaita de foles, que antes dominavam a música festiva e cerimonial.
 
O tocador carrega o instrumento ao peito por meio de duas alças, tocando com a mão direita o teclado dos agudos e com a esquerda os botões do teclado dos baixos, enquanto controla o movimento do fole.
 
Nas Feiras Novas, a concertina é considerada a “alma” das festas e a “rainha” dos instrumentos musicais. Faz-se ouvir às centenas durante os seis dias de romaria e constitui um dos símbolos máximos do folclore nacional. É presença assídua nas rusgas e arruadas, assim como nos cantares ao desafio e nos famosos grupos dos Zés-Pereiras.
 
concertina_ponte_de_lima_2
 
Fonte: OLIVEIRA, Ernesto Veiga de – Instrumentos Musicais Populares Portugueses. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Nacional de Etnologia, 2000; http://www.matriznet.dgpc.pt/.