- Museus de Ponte de Lima
-
Museus de Ponte de Lima
-
Centro de Interpretação do Território
-
O Centro de Interpretação
-
Se os objetos falassem…!
- Detalhe de Ponto de Interesse
Tambor | Membranofone de Percussão
Julho 2022

Os tambores portugueses apresentam-se sob três formas principais – os bombos, as caixas e os tamboris – que se diferenciam pela sua morfologia, sonoridade e funcionalidade.
Este mês destacam-se as caixas, que se distinguem dos bombos principalmente pelas suas menores dimensões máximas, podendo o seu diâmetro variar entre os 36 e os 50 cm, e pela existência de um ou mais bordões (geralmente de tripa) dispostos sobre a pele inferior – a berdoeira.
A caixa toca-se em posição horizontal, presa à cinta por uma correia, com duas baquetas de pau, que batem alternada e combinadamente sobre a pele superior – a batedeira. Em regra, usa-se juntamente com o bombo em conjuntos de gaiteiros e Zés-Pereiras, constituindo um dos elementos mais importantes do instrumental popular.
No Alto Minho, estes tambores exibem geralmente uma grande riqueza de ornamentos, pinturas diversas, flores e motivos geométricos, entre outros adornos.
Fonte: OLIVEIRA, Ernesto Veiga de – Instrumentos Musicais Populares Portugueses. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Nacional de Etnologia, 2000; Porto Editora – tambor no Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-06-03 11:29:38]. Disponível em https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/tambor.