Passar para o Conteúdo Principal Top

museus de Ponte de Lima

CIT

CIT

Cavaquinho | Cordofones

Fevereiro 2022

cavaquinhoO Cavaquinho consiste num instrumento musical de cordas (cordofone) de pequenas dimensões, também designado de machete, braguinha e cavaco. Com origem no Minho, apresenta tampos chatos, caixa de duplo bojo e pequeno enfranque, quatro cordas (de tripa ou metálicas), tradicionalmente presas superiormente a cravelhas de madeira dorsais e, em baixo, no cavalete colado a meio do bojo inferior do tampo.

Um dos cavaquinhos mais comuns é o minhoto, sendo um dos favoritos e mais populares das rusgas, tão características da região.

O cavaquinho minhoto possui a escala rasa com o tampo e doze trastos. A boca da caixa é, em regra, de “raia”, podendo igualmente exibir boca redonda. As madeiras de melhor qualidade utilizadas na construção dos cavaquinhos variam entre o pinho de Flandres e a tília ou choupo para os tampos; a tília, nogueira ou cerejeira para as ilhargas e o fundo; e o amieiro para o braço, cabeça ou cravelhal.

Assumindo um papel exclusivamente lúdico e festivo, o cavaquinho pode ser usado sozinho para acompanhamento do canto ou, mais frequentemente, em conjunto com a viola e outros instrumentos que compõem habitualmente as rusgas minhotas, como o violão, a guitarra, o acordeão, o tambor, os ferrinhos, o reco-reco, etc.

Toca-se, geralmente, de rasgado, com os quatro dedos menores da mão direita, ou apenas com o polegar e o indicador, como instrumento harmónico.

FONTE: OLIVEIRA, Ernesto Veiga de – Instrumentos Musicais Populares Portugueses. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Nacional de Etnologia, 2000.