Passar para o Conteúdo Principal Top

museus de Ponte de Lima

CIT

CIT

Viola Braguesa | Cordofones

Janeiro 2022

viola braguesaAs violas e seus congéneres remontam pelo menos ao século XIII, à época dos trovadores medievais. Os cordofones ou instrumentos de corda podem ser utilizados a solo ou em conjunto com outros cordofones e percutivos (de percussão), sendo normalmente acompanhantes do canto.
 
A Viola Braguesa é considerada o mais importante instrumento popular do noroeste português, fortemente associado à música ligeira e festiva, ajustando-se na perfeição ao temperamento extrovertido e ao comportamento lúdico das gentes da região minhota e figurando nas rusgas, chulas e desafios – as formas músico-instrumentais dominantes no território.
 
Apresenta, como a generalidade das violas portuguesas, caixa de ressonância composta de dois tampos chatos e quase paralelos, enfranque ou cinta formando dois bojos (o de cima menor e o de baixo maior), encordoamento normal de cinco ordens de cordas metálicas, todas duplas, e dez cravelhas de madeira.
A viola braguesa mais característica exibe a abertura central em “boca de raia”, muito embora os modelos mais antigos mostrem exclusivamente bocas redondas ou ovais deitadas.
 
FONTE: OLIVEIRA, Ernesto Veiga de – Instrumentos Musicais Populares Portugueses. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Nacional de Etnologia, 2000.