Passar para o Conteúdo Principal Top

museus de Ponte de Lima

CIT

CIT

Lagar do Vinho | Equipamento de Produção de Vinho

Setembro 2021

lagar do vinho A prática de fazer vinho em lagares remonta à antiguidade – Egipto e Roma Antigos. O lagar consiste num tanque baixo, de tamanho variável e planta quadrangular ou retangular, quase sempre de pedra (mais precisamente de granito), no qual se pisam os cachos de uva e fermenta o mosto (suco do fruto antes de completado o processo de fermentação). Concluída a pisagem e espremidas as uvas, os seus resíduos – vulgarmente designados de bagaço – são utilizados para a produção da aguardente.

A pisa das uvas em lagares, utilizada essencialmente na vinificação dos vinhos tintos, traz vantagens fundamentais na sua elaboração – o calcanhar humano, ao pressionar as uvas contra o chão de granito, permite um acentuado nível de extração, conservando-se uma cor mais intensa, assim como outros componentes e ácidos cruciais ao corpo, ao sabor e à longevidade do vinho, potenciando, portanto, uma maior maceração da uva.

Os lagares tradicionais de vinho constituem, na sua generalidade, construções rústicas, usualmente localizadas nos anexos agrícolas das casas de lavoura, compostas por imensa vara ou viga de madeira de posição horizontal que atravessa o lagar, com fuso vertical riscado de madeira rija, encastrado num enorme peso em pedra. “A rotação manual do peso movimenta a vara que esmaga as uvas no lagar e este escoa o vinho por uma bica” que seguidamente é trasfegado para os vasilhames de tanoaria, nos quais fica armazenado.

Fontes: https://grandesescolhas.com/abc-do-vinho-lagar/; http://www.rotaterrafria.com/pages/110; https://revistaadega.uol.com.br/artigo/a-pisa-e-o-lagar_8605.html