- Museus de Ponte de Lima
-
Museus de Ponte de Lima
-
Centro de Interpretação do Território
-
O Centro de Interpretação
-
Se os objetos falassem…!
- Bomba de Trasfega | Processo de Produção de Vinho
Bomba de Trasfega | Processo de Produção de Vinho
Janeiro 2021
A trasfega é uma das operações de tratamento mais importantes e indispensáveis à boa conservação do vinho. Trata-se de um processo mecânico que contribui para a limpeza e arejamento do vinho, libertando-o das borras ou lias – geralmente formadas por vestígios da casca da uva, pequenas sementes, leveduras, pectinas, mucilagens, entre outras substâncias – através da sua deslocação ou transferência de um recipiente para outro.
As principais vantagens da trasfega são o seu efeito homogeneizador, a eliminação do excesso de dióxido de carbono, a possibilidade de efetuar correções, a estabilidade química e microbiológica e a dissolução de oxigénio.
Para a realização desta operação, recorre-se habitualmente a uma bomba de trasfega, equipamento manual feito em ferro, composto por um pequeno cilindro e por um êmbolo que aspira o vinho por uma válvula e o impele através de uma outra para um novo recipiente. Este mecanismo é acionado por um enorme volante de ferro movido manualmente. O aparelho assenta sobre uma estrutura retangular, munida de duas rodas dianteiras para facilitar a sua condução e de duas pegas revestidas a madeira.
FONTES: https://quintinha2018.blogspot.com/2019/03/na-adega-trasfega.html; https://www.clubevinhosportugueses.pt/vinhos/como-se-produz-vinho-desencuba-e-transfega-2/; http://www.infovini.com/classic/pagina.php?codPagina=28&gsearch=Trasfega; imagem disponível na Internet: http://rgraciosa.blogspot.com/2013/09/bomba-de-trasfega-e-peca-do-mes-de.html