- Museus de Ponte de Lima
-
Museus de Ponte de Lima
-
Centro de Interpretação do Território
-
O Centro de Interpretação
-
Se os objetos falassem…!
- Forquilha | Instrumento de Manuseio de Palhas e Limpeza de Cereais
Forquilha | Instrumento de Manuseio de Palhas e Limpeza de Cereais
Julho 2020
A Forquilha representa a forma mais elaborada dos instrumentos de manuseio de palhas e fenos. À semelhança do forcado, também pode apresentar-se inteiramente em madeira ou em ferro com cabo de madeira.
A forquilha de pau é composta por uma peça de madeira na qual são cravados os dentes – em regra, 4 ou 6 – alinhados, paralelos ou em leque, e por cabo de secção circular, formando com os dentes um ângulo sensível.
As forquilhas de maior dimensão – geralmente de 6 dentes – são utilizadas no movimento de palhas, matos e fenos e respetivo carregamento nos carros. Por sua vez, as mais pequenas, de 4 a 6 dentes, são destinadas à limpeza de cereais, atirando a palha ao vento para a separar do grão.
Mais recentemente, generalizou-se por todo o país a forquilha de fabrico industrial constituída por 4 ou 5 dentes em ferro, ligeiramente encurvados e aguçados, com alvado cónico onde entra o cabo de madeira, de secção circular. Além das funções já referidas, esta alfaia agrícola serve igualmente para espalhar o estrume nos campos.
Fonte: OLIVEIRA, Ernesto Veiga de, GALHANO, Fernando, PEREIRA, Benjamim – Alfaia Agrícola Portuguesa. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.