- Museus de Ponte de Lima
-
Museus de Ponte de Lima
-
Centro de Interpretação do Território
-
O Centro de Interpretação
-
Se os objetos falassem…!
- Enxadão e Alvião | Trabalho Manual da Terra
Enxadão e Alvião | Trabalho Manual da Terra
Janeiro 2020
Em Portugal, encontram-se três tipos fundamentais de instrumentos usados para trabalhar a terra à mão, atendendo à sua forma e função:
- As enxadas;
- Os enxadões, alviões e alferces;
- Os sachos.
Os enxadões e alviões identificam-se e distinguem-se das enxadas pelo seu formato peculiar e pela grande robustez. Em regra, são utilizados para arrotear ou romper os terrenos mais duros ou pedregosos, na abertura de covas ou valas, na cava das vinhas ou no arranque de raízes, entre outros trabalhos mais agressivos.
Esta espécie de alfaia apresenta, no território nacional, uma grande variedade de formas, sendo provavelmente mais comum aquela que é conhecida em quase todo o país pelo nome de alvião. Este utensílio é constituído por uma lâmina longa e espessa, podendo ser direita ou encurvada, espalmada a todo o comprimento ou apenas na ponta, com unha ao jeito de um machado. É utilizado sobretudo para abrir covas ou valas em terrenos pedregosos ou cheios de raízes, para arrancar cepas, entre outros trabalhos agrícolas, desmontando a terra com o bico laminado e cortando as raízes com a unha (tipo machado).
Fonte: OLIVEIRA, Ernesto Veiga de, GALHANO, Fernando, PEREIRA, Benjamim – Alfaia Agrícola Portuguesa. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.