- Museus de Ponte de Lima
-
Museus de Ponte de Lima
-
Centro de Interpretação do Território
-
O Centro de Interpretação
-
Se os objetos falassem…!
- Espadilha | Equipamento da Urdideira
Espadilha | Equipamento da Urdideira
Outubro 2019
Antes de se iniciar o processo da urdidura, os novelos de linho são colocados num noveleiro – espécie de caixa retangular em madeira dividida em compartimentos –, que permite a passagem separada das pontas dos fios através dos orifícios da espadilha. Esta consiste num utensílio usado na distribuição dos fios de linho durante a preparação da urdidura, podendo apresentar, em regra, duas formas distintas.
A mais comum é constituída por uma peça em madeira, de secção quadrangular, com cerca de 50 cm de comprimento e 2 a 5 cm de largura, que possui diversos furos abertos no sentido longitudinal por onde passa o fio de cada um dos novelos.
Na região da Ribeira Lima existe outra tipologia de espadilha, menos frequente, que pela sua forma se assemelha ao tear de grade muito usado para fazer franjas. Neste caso, a peça é composta por dois elementos talhados no mesmo pedaço de madeira: o corpo e o cabo. O corpo, de formato retangular, apresenta rasgos paralelos longitudinais, intercalados por orifícios alinhados na transversal, a meio comprimento. Ocasionalmente, encontra-se ornamentada com desenhos, obtidos por punção e incisão.
Fonte: OLIVEIRA, Ernesto Veiga de, GALHANO, Fernando, PEREIRA, Benjamim, O Linho. Tecnologia Tradicional Portuguesa, Lisboa: Centro de Estudos de Etnologia – INIC, 1991.