Passar para o Conteúdo Principal Top

museus de Ponte de Lima

CIT

CIT

Espadilha | Equipamento da Urdideira

Outubro 2019

espadilha_minAntes de se iniciar o processo da urdidura, os novelos de linho são colocados num noveleiro – espécie de caixa retangular em madeira dividida em compartimentos –, que permite a passagem separada das pontas dos fios através dos orifícios da espadilha. Esta consiste num utensílio usado na distribuição dos fios de linho durante a preparação da urdidura, podendo apresentar, em regra, duas formas distintas.

 

A mais comum é constituída por uma peça em madeira, de secção quadrangular, com cerca de 50 cm de comprimento e 2 a 5 cm de largura, que possui diversos furos abertos no sentido longitudinal por onde passa o fio de cada um dos novelos.

espadilha_1

 

espadilha_2Na região da Ribeira Lima existe outra tipologia de espadilha, menos frequente, que pela sua forma se assemelha ao tear de grade muito usado para fazer franjas. Neste caso, a peça é composta por dois elementos talhados no mesmo pedaço de madeira: o corpo e o cabo. O corpo, de formato retangular, apresenta rasgos paralelos longitudinais, intercalados por orifícios alinhados na transversal, a meio comprimento. Ocasionalmente, encontra-se ornamentada com desenhos, obtidos por punção e incisão.

 

Fonte: OLIVEIRA, Ernesto Veiga de, GALHANO, Fernando, PEREIRA, Benjamim, O Linho. Tecnologia Tradicional Portuguesa, Lisboa: Centro de Estudos de Etnologia – INIC, 1991.