Passar para o Conteúdo Principal Top

museus de Ponte de Lima

CIT

CIT

Roca | A Fiação

Maio 2019

roca

A Roca consiste num instrumento de madeira usado no processo de fiação manual do linho para sustentar o manelo torcido pelo fuso.

Com base na forma que apresenta, podem ser definidas quatro categorias distintas, a saber:

Categoria A): roca composta apenas pelo cabo;

Categoria B): roca formada por um cabo com hastes numa das extremidades;

Categoria C): roca constituída por um cabo, roquil e torre; e

Categoria D): roca com ou sem cabo, composta por uma tábua espalmada.

Em Portugal, predominam as rocas de categoria C), compostas por cabo, roquil e torre, que se dividem em várias subcategorias consoante a região do país. É possível encontrar ainda alguns exemplares de rocas de galhos, pertencentes à categoria B).

De entre as rocas mais comuns, nomeadamente no Alto Minho, destacam-se as rocas talhadas no mesmo pedaço de madeira, com roquil de um só bojo formado por tiras de cana fendida – as fugas – arqueadas através de um ou dois discos de cortiça – os cisos –, com torre rematada em pirâmide; as rocas compostas por aduelas muito finas de cana ou de verga, montadas sobre o próprio cabo, com um, dois ou mais bojos ou maçãs, em forma de esfera achatada, com torre piramidal, por vezes, esculpida; e, por último, as rocas constituídas por cabo redondo e roquil de madeira torneada, parecendo um cone muito alongado, rematado por uma pirâmide muito fina e delicada.

roca_2

Fonte: OLIVEIRA, Ernesto Veiga de, GALHANO, Fernando, PEREIRA, Benjamim, O Linho. Tecnologia Tradicional Portuguesa, Lisboa: Centro de Estudos de Etnologia – INIC, 1991.