Passar para o Conteúdo Principal Top

museus de Ponte de Lima

CIT

CIT

Restelo | A Preparação da Estopa

Março 2019

resteloA estopa consiste na parte residual do linho que resulta da assedagem, ou seja, da separação das fibras mais finas e longas das mais curtas e grosseiras. Antes de poder ser fiada, a estopa é sujeita a um processo de limpeza que demanda uma operação prévia de penteação.

Para a execução desta operação, as fibras grossas do linho são dispostas em pequenas manadas e penteadas, recorrendo a um instrumento conhecido por RESTELO – uma espécie de pente composto por dois elementos, a testeira e o cabo. A testeira, feita em madeira, apresenta em regra formato irregular assemelhando-se a uma elipse e encontra-se cravejada, transversalmente, por fileiras de dentes em ferro pontiagudos, de secção redonda ou quadrangular.

Na parte inferior, possui um cabo direito, do mesmo material, podendo exibir uma extremidade mais estreita, formando uma espécie de cone, de base invertida.

Para a PREPARAÇÃO DA ESTOPA, as manadas de linho são transferidas para o restelo para serem penteadas e limpas – “a mão esquerda segura o [instrumento] com os dentes voltados para cima; a direita penteia a manada sobre o pente para as fibras irem ficando presas nos dentes; depois puxam-se essas fibras pelas pontas até que os dentes fiquem completamente limpos".

Depois de devidamente penteada, a estopa encontra-se pronta para ser colocada na roca e fiada.

restelo_2

Fonte: OLIVEIRA, Ernesto Veiga de, GALHANO, Fernando, PEREIRA, Benjamim, O Linho. Tecnologia Tradicional Portuguesa, Lisboa: Centro de Estudos de Etnologia – INIC, 1991.