Passar para o Conteúdo Principal Top

museus de Ponte de Lima

CIT

CIT

Tesoura de Podar | A Poda das Videiras

Novembro 2018

poda_das_videirasA poda traduz-se numa operação de corte de uma parte dos ramos da videira, que tem como finalidade a melhoria das condições de produção e o equilíbrio entre a planta e a sua vegetação.

Esta intervenção pode ser realizada em dois momentos diferentes: logo a seguir às vindimas – conhecida como a poda de inverno – numa fase em que a videira não possui folhas e encontra-se em descanso vegetativo, procurando preparar a planta para a produção do ano seguinte; ou, ainda em verde, quando a videira já tem folhas, enfraquecendo, desta forma, a expansão vegetativa e dirigindo os recursos da planta para os cachos.

A tesoura de podar consiste num instrumento de poda e enxertia utilizado para cortar as ramas das videiras.

Em geral, é feita em ferro, sendo formada por duas lâminas – de tamanhos diferentes, articuladas com eixo comum –, cabo duplo e mola. Apresenta, na extremidade oposta, uma tira circular em couro que serve para prender o cabo.

tesoura_de_podar

Fonte: www.infovini.com; imagem disponível na Internet em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/14811079/artigo---e-epoca-de-podar-as-videiras; http://antiguidades-artesanato.blogspot.com/2012/02/tesoura-da-poda.html.