- Museus de Ponte de Lima
-
Museus de Ponte de Lima
-
Centro de Interpretação do Território
-
O Centro de Interpretação
-
Se os objetos falassem…!
- Tesoura | A Tosquia das Ovelhas
Tesoura | A Tosquia das Ovelhas
Maio 2018
A tosquia – operação que consiste no corte rente da lã das ovelhas com uma tesoura apropriada – realiza-se anualmente na altura da primavera, entre os meses de maio e junho.
Por norma, a primeira tesourada é aplicada na zona lombar do animal, num processo que se estende da cabeça ao rabo e que respeita os contornos do corpo da ovelha.
Depois de tosquiada, a lã é separada – formando a lã branca ou “saragoça” (castanha) –, lavada – para eliminação da sujidade –, cardada e penteada – para remoção das fibras mais curtas e de qualquer impureza vegetal –, estirada e torcida, tingida, enrolada em bobinas e urdida de molde a criar a teia que irá compor o tear. Desta forma, a lá fica pronta a ser tecida segundo um sistema em tudo semelhante ao do linho.
A tesoura utilizada na tosquia é feita de forma artesanal a partir de duas tiras de chapa de aço laminado às quais são soldadas peças mais finas para fazer as asas de formato circular ou ovalado. As duas partes da tesoura são unidas através de um eixo em ferro disposto na parte superior das lâminas.
Fonte: http://www.turistrela.pt/download/Roteiro_da_La_web.pdf ; http://museuvirtual.activa-manteigas.com/index.php/places/pastoricia-1/a-tosquia/ ; https://observador.pt/2016/06/20/guarda-tem-o-unico-artesao-do-pais-que-faz-tesouras-para-tosquiar-ovelhas/; imagens disponíveis em: http://museuvirtual.activa-manteigas.com/index.php/places/pastoricia-1/a-tosquia/#post_images e BRITO, Joaquim Pais de, CAMPOS, Ana Margarida, COSTA, Paulo Ferreira da – Normas de Inventário. Alfaia Agrícola. Etnologia. [Lisboa]: Instituto Português de Museus, 2000.