Passar para o Conteúdo Principal Top

museus de Ponte de Lima

CIT

CIT

Enxada | A Sachada

Abril 2018

enxada

As ENXADAS pertencem ao grupo dos instrumentos agrícolas usados em Portugal para trabalhar a terra à mão. Servem essencialmente para cavar – por vezes, terrenos já mobilizados por trabalhos anteriores –, roçar matos, sachar milho, plantar batatas, entre outros serviços. Para tarefas mais leves - nomeadamente sachas de batatas e regas – recorre-se a um utensílio mais pequeno, mas idêntico, conhecido por sachola.

As enxadas portuguesas dividem-se em dois grandes grupos, as Enxadas sem Garganta e as Enxadas com Garganta.

Esta divisão obedece, em regra, à posição que o olho apresenta relativamente à pá, ou seja, "a pá pode apresentar-se directamente ligada ao olho, ou afastada deste por uma garganta (...) mais ou menos comprida".

Na região do Minho, a enxada é normalmente formada por lâmina plana ou quase plana de ferro e aço, de gume direito ou ligeiramente encurvado, munida de uma abertura – olho – de contorno redondo, onde encaixa o cabo em madeira, de secção circular. A lâmina encontra-se disposta obliquamente em relação a este, formando um ângulo mais ou menos fechado. Por sua vez, o olho apresenta uma crista no lado oposto à pá, usada para bater os torrões.

SACHADA

Fonte:  OLIVEIRA, Ernesto Veiga de, GALHANO, Fernando, PEREIRA, Benjamim, Alfaia Agrícola Portuguesa, Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.