- Museus de Ponte de Lima
-
Museus de Ponte de Lima
-
Centro de Interpretação do Território
-
O Centro de Interpretação
-
Se os objetos falassem…!
- Sulfatador | O Tratamento Preventivo das Vinhas
Sulfatador | O Tratamento Preventivo das Vinhas
Março 2018
Ao longo do seu ciclo vegetativo, a videira pode ser afetada por várias doenças e pragas. Uma das formas mais eficazes de evitar ou sanar estes problemas é através de tratamentos fitossanitários, que assumem um importante papel no combate às enfermidades que atacam as vides, contribuindo igualmente para o aumento da sua produtividade.
As doenças mais comuns são o míldio, o oídio, a podridão cinzenta, a flavescência dourada, entre outras. São essencialmente patologias provocadas por fungos que podem afectar praticamente toda a estrutura da videira.
A altura ideal para o TRATAMENTO PREVENTIVO DAS VINHAS é durante o inverno, pois em alguns casos é quando atua com mais eficácia, garantindo melhores resultados. O processo passa pela aplicação de produtos fitofarmacêuticos, tais como fungicidas – nomeadamente a calda bordalesa e o sulfato de cobre –, enxofre, produtos sistémicos, entre outros.
Um dos instrumentos utilizado no tratamento fitossanitário é a máquina de sulfatar – ou sulfatador – que consiste numa bomba de pressão acionada por diferentes mecanismos que bombeiam e pulverizam os produtos dissolvidos em água.
Existem três tipos principais de máquinas de sulfatar (também conhecidas como pulverizadores): as de mochila – que são as mais comuns em Portugal –, as que se colocam sobre o dorso de um animal; e as de tração.
O SULFATADOR ou pulverizador de mochila é composto por um depósito metálico de formato retangular, curvilíneo nos lados, exibindo na parte superior central um orifício circular por onde é introduzido o produto. Possui igualmente uma bomba que é acionada por uma alavanca, posicionada, em regra, no lado esquerdo do recipiente, perto da base, usada para bombear o líquido através de uma mangueira de borracha que apresenta na sua extremidade um bocal regulável que permite controlar a intensidade ou pressão da pulverização. Na parte posterior do depósito, estão colocadas as alças de pele para encaixe nas costas do sulfatador.
Fonte: CHANTADA, Hernando Martínez... [et al.] – “A vide e o viño”. [Vigo]: A Nosa Terra, D.L. 1999; imagem da sulfatagem disponível na Internet: https://1.bp.blogspot.com/-bxtq6lC8aqw/WjpwTRz99xI/AAAAAAAAUcI/syK6Z55gbNwWHBADoN1Zmi-IFgQLW1C_gCLcBGAs/s1600/Ceiofeiros-Sulfatagem.jpg