Passar para o Conteúdo Principal Top

museus de Ponte de Lima

MUTE_2Museu dos Terceiros_Miguel Costa

Museu dos Terceiros_Miguel Costa

Painel de Azulejos

Azulejos de figura avulsa - Barro vidrado do Século XVIII (meados)

  • Dimensões: 108 x 266 cm
  • N.º Inventário: 1233-1239

O conjunto de painéis azulejares de figura avulsa ou motivo solto que formam um silhar decorativo na sacristia do convento de Santo António dos Frades não encontra qualquer referência na Crónica que se debruça sobre a história daquela casa religiosa. Tipo de azulejos habitualmente datados da primeira metade do século XVIII, não é possível averiguar se são anteriores ou posteriores às obras da sacristia ocorridas entre 1743-1744, nem ajuizar categoricamente sobre a origem do fabrico, claramente nacional apesar da manifesta influência do azulejo holandês.

José Meco, numa nota que acompanha a fotografia de azulejos muito similares a estes, localizados no convento franciscano de São Bento, em Arcos de Valdevez, data-os do segundo quartel de Setecentos e aponta uma filiação em modelos de oficinas coimbrãs. Este parecer vai de um modo genérico ao encontro da tese defendida por Feliciano Guimarães no seu Azulejos de Figura Avulsa, que situa cronologicamente os azulejos da sacristia de Santo António por volta de meados do século XVIII. O mesmo autor, a quem não passa despercebido o uso comum deste tipo de azulejo nas casas fransciscanas, sugere também a área de Coimbra como principal centro de fabrico deste tipo de material cerâmico para o território a norte do Mondego.

Os azulejos constituem, no seu todo, um programa de vasta riqueza iconográfica. Para além de constituírem uma espécie de tratado de flora, tal o domínio das flores e dos frutos, surgem referências variadas ao mundo da fauna, real e fantástico. A presença da figura humana, em forma de busto ou de corpo inteiro, também é avassaladora, seja na descrição de tipos ou na descrição de atividades, não esquecendo a enigmática evocação da tradicional Serrada da Velha. Surgem também alusões a utensílios do quotidiano, bem como breves ensaios de paisagem.

São representações de sabor popular e genuíno, algumas lançadas por um olhar provocador e matreiro, aliando a descrição à caricatura. O desenho de cada azulejo está centrado por quatro "estrelinhas", habituais neste tipo de composições, e cada painel apresenta cercadura formada por sucessão de volutas justapostas.