- Museus de Ponte de Lima
Medalhas
Prata do Século XIX

- Diâmetro: 6,5 cm
- Peso: 33 g
- N.º Inventário: 0459
Par de distintivos em forma oval orlada com tarja pontilhada de pequenas esferas, para fixar nas batinas dos sacristães que serviam a Ordem Terceira de São Francisco.
No centro da composição, também em forma oval, figura um escudo bipartido: as cinco chagas de Cristo do lado destro, e as armas de Portugal, cinco escudetes rodeados pelos sete castelos na bordadura, do lado sinistro. Sobre o escudo, como timbre, surgem a coroa de espinhos e dois braços, um deles nú, cruzados na oblíqua, simbolizando a união de Jesus Cristo e de São Francisco de Assis, sobrepujados por uma cruz latina.
Abaixo do escudo uma tarjeta a sugerir listel identifica a Ordem Terceira de Ponte de Lima. Motivos vegetalistas e fitas ladeiam o escudo, preenchendo a composição.