Passar para o Conteúdo Principal Top

museus de Ponte de Lima

MUTE_2Museu dos Terceiros_Miguel Costa

Museu dos Terceiros_Miguel Costa

Senhora da Guia

Escultura de vulto em madeira dourada e policromada (coroa de prata) do Século XVIII

  • Dimensões: 47 x 28 x 20 cm
  • N.º Inventário: 0038

Historicamente o título tem origem na Igreja ortodoxa, que utiliza a invocação de Ogiditria, que significa literalmente "aquela que indica o caminho". E o caminho é Jesus, como está estampado no evangelho segundo São João: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida". A Virgem segura o Menino num dos braços e com o outro aponta para a figura do Salvador, apresentando-o aos homens como o Senhor do mundo. Este tipo de representação inspira-se no primeiro ícone da Virgem, que a tradição atribui a São Lucas.

Na devoção popular do Ocidente e sobretudo nos países católicos, onde as formas do culto mariano se enraizaram de modo mais perdurável e consistente, a invocação de Senhora da Guia focaliza o papel da Virgem como condutora, significando a orientadora do Menino Jesus desde o seu nascimento até ao começo da vida pública. Esta função assume também um carácter intercessor, de proteção, que depois passa a abranger o conjunto do povo de Deus.

Oriunda da capela com a mesma invocação, situada em Ponte de Lima, esta elegante imagem representa Nossa Senhora em posição frontal, assente em três cabeças de serafins, por cima da peanha com inscrição. O Menino, desnudo e ligeiramente inclinado sobre o braço da Mãe, executa com a mão direita o gesto de bênção.