MUTE_2Museu dos Terceiros_Miguel Costa

Museu dos Terceiros_Miguel Costa

Museu dos Terceiros e Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde organizam Viagem a La Rioja | Dias 1 a 3 de Junho

23 Março 2018

Integrado na já habitual Viagem Cultural, O Museu dos Terceiros e o Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde promovem este ano uma visita ao território de La Rioja, no norte de Espanha, belo e histórico recanto do país vizinho conhecido pela sua forte tradição associada à cultura vinícola e por constituir igualmente um dos importantes trechos, em território espanhol, do Caminho Francês de Santiago, fato que motivou, ao longo da História, a construção de notáveis monumentos arquitetónicos, sobretudo de cariz religioso.

A viagem decorrerá de 1 a 3 de junho de 2018 e será comissariada e acompanhada pelo Diretor do Museu dos Terceiros, Prof. Carlos A. Brochado de Almeida.

O dia 1, sexta-feira, será preenchido com a deslocação ao Mosteiro de Yuso, o complexo monástico mais representativo de todo o território riojano. Juntamente com o Mosteiro de Suso, que lhe fica muito próximo e é considerado o berço da primeira literatura produzida em castelhano, integra a lista do Património Mundial da UNESCO.

No dia 2, sábado, passaremos em Nájera, histórica capital de La Rioja, em pleno Caminho de Santiago, onde se destaca o Mosteiro de Santa Maria La Real, levantado em meados do século XI, símbolo dessa localidade, panteão dos Reis de Navarra fundadores e conjunto arquitetónico de notável valor artístico e histórico.

A tarde será consagrada ao vinho, junto à localidade de Briones, onde ficam as instalações da Vivanco. A Adega Vivanco constitui um dos atrativos de La Rioja, o lugar perfeito para conhecer o tão marcante lugar da vinha nesse território e para apreciar os diferentes vinhos aí produzidos. O Museu Vivanco da Cultura do Vinho, complementado no exterior pelo Jardim de Baco, que ilustra mais de duzentas variedades de uva em todo o mundo, é uma viagem pelo poder civilizador desse importante produto na história da humanidade.

No domingo, dia 3, estaremos em Santo Domingo de La Calzada, burgo desenvolvido em volta da ermida edificada por São Domingo de Silos, que com o passar dos séculos se foi convertendo na atual Catedral, que sobressai pelas suas ricas capelas, pelos seus claustros, sacristia e sala capitular, onde se guardam importantes tesouros artísticos.

As inscrições, a efetuar na receção do Museu dos Terceiros, têm como prazo limite o dia 20 de abril de 2018.

Para mais informações, contactar:

Museu dos Terceiros
Av. 5 de Outubro