Passar para o Conteúdo Principal Top

museus de Ponte de Lima

Museu dos Terceiros_Miguel Costa

Museu dos Terceiros_Miguel Costa

Mensagem do Presidente

O Museu dos Terceiros tem sido e vai continuar a ser uma aposta forte no programa cultural do Município, não só pela riqueza do seu conjunto arquitetónico e do seu acervo mas pelo que representa o projeto no seu todo.

O resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Ponte de Lima e o Instituto Limiano, desde 2001, proporcionou a recuperação de dois imóveis que reúnem vestígios deveras significativos para a História Limiana e o restauro de um dos melhores acervos de arte sacra do Norte de Portugal.

O Município de Ponte de Lima congratula-se pelo investimento, que ultrapassou os dois milhões de euros, salientando que a mais valia de assumir a gestão conjunta de um espaço cultural desta envergadura é a demonstração clara da nossa preocupação com a preservação e divulgação do património deste Concelho.

O Museu dos Terceiros oferece hoje um conjunto de serviços exemplares, no plano museológico, dos quais destacamos as atividades dos Serviços Educativos, cujo público-alvo não são apenas as crianças, sendo igualmente os séniores que têm à sua disposição um conjunto de atividades e até viagens em que podem participar.

Do inventário informatizado ao programa de exposições temporárias, passando pelo programa de permuta de edições com outras instituições similares no país e pelo programa de captação de novos públicos, podemos afirmar que o Museu dos Terceiros é hoje uma "instituição permanente, sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que promove pesquisas relativas aos testemunhos materiais do homem e do seu ambiente, adquire-os, conserva-os e expõe-nos para estudo, educação e lazer" - por outras palavras é um Museu disponível a toda a comunidade!

Resta-me, por isso, desafiar as nossas gentes a fruir de tão valioso espólio, conjugado com um não menos importante património edificado, constituído pelas Igrejas de Santo António dos Frades e da Ordem Terceira de S. Francisco.

Para finalizar, expressar, como não podia deixar de ser, o mais vivo agradecimento a todos aqueles que acreditaram e aos muitos que continuam a acreditar nesta realidade que se denomina Museu dos Terceiros, que deve ser um grande motivo de orgulho para todos os Limianos e em que todos, sem exceção, se revejam.

Desafio-vos a fazerem uma visita.

 

Victor Mendes
Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima