Museu dos Terceiros Museu do Brinquedo Português Centro de Informação do Lima CIPVV CIHM

Museu dos Terceiros Organiza Viagem | Aldeias e Vilas Históricas da Beira Baixa e Alto Alentejo
Museu dos Terceiros| 10 de Março de 2017

Integrado na já habitual Viagem Cultural, O Museu dos Terceiros promove este ano uma visita a algumas das mais singulares e representativas aldeias e vilas históricas da Beira Baixa e do Alto Alentejo. Trata-se de uma excelente oportunidade para admirar alguns pequenos núcleos urbanos raianos, ricos em património construído, sabiamente integrados na paisagem circundante. A viagem ocorrerá a 20 e 21 de maio de 2017 e será comissariada e acompanhada pelo Diretor do Museu, Prof. Carlos A. Brochado de Almeida.

O dia 21, sábado, será preenchido com a deslocação a Idanha-a-Velha, outrora cidade romana, mais tarde episcopal visigoda, hoje um museu ao ar livre, com inúmeras ruinas, um notável acervo de lápides funerárias e uma basílica catedral que é um dos templos cristãos mais antigos de toda a Península Ibérica.

Segue-se Monsanto, batizada nos anos Trinta como a "aldeia mais portuguesa de Portugal", alcandorada, com o seu castelo, no cimo do monte, com o casario entre os penedos. Ao fim do dia, já em território espanhol, sobre o rio Tejo, poderemos contemplar a ponte romana de Alcântara, admirável peça de engenharia erguida a mando do imperador Trajano.

No dia 22, domingo, já no Alto Alentejo, a viagem prosseguirá por duas importantes localidades da região: Marvão, com o seu castelo e o Convento de Nossa Senhora da Estrela, e Castelo de Vide, vila que preserva como poucas o seu sabor medieval, com as suas ruas, edifícios, bairro judeu e sinagoga.

As inscrições, a efetuar na receção do Museu dos Terceiros, têm como prazo limite o dia 21 de abril de 2017. Para mais informações, contactar:

Av. 5 de Outubro
Ponte de Lima
Email: mute.geral@museuspontedelima.com

Consulte:

Programa, Preços e Condições (PDF | 370 kb)